O Fórum da Comunidade 0937
Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
Registe-se
se ainda não for membro.
22 Mar, 2010, 13:43:38
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
News
Wiki0937
- Contribui no debate e colocação de informação neste útil e ambicioso projecto!
Pesquisa:
Pesquisa avançada
149876
Mensagens em
7441
Tópicos por
960
Membros Membro Mais Recente:
nunofilipe72
Fórum 0937
|
Comunidade 0937
|
Concursos 0937
(Moderadores:
Biczzz
,
lumiosa
,
rupi
) |
6.ª Edição do Grande Jogo 0937 - discussão da Prova de MOCs Grande
« anterior
seguinte »
Páginas:
1
2
[
3
]
Autor
Tópico: 6.ª Edição do Grande Jogo 0937 - discussão da Prova de MOCs Grande (Lida 1632 vezes)
Catarino
.....
Re:6.ª Edição do Grande Jogo 0937 - discussão da Prova de MOCs Grande
«
Responder #30 em:
30 Jan, 2010, 11:17:05 »
Citação de: marcosbessa em 30 Jan, 2010, 11:11:20
Então lamento informar-te que leste mal (atenta na vírgula):
Citação de: Biczzz em 29 Jan, 2010, 15:01:11
(...)
Não, tem de ser de uma obra de ficção científica. Podes sempre usar uma frase que esteja nalguma obra do género.
(...)
Mais uma vez reforço que não estou aqui para discutir a minha participação ou falta dela! Foi deliberada e consciente....
Ups tens razão. Mas nesse caso a obra do género enquadra-se perfeitamente na enciclopédia que usei.
Não estás a discutir a tua participação isso é certo, está é a discutir a validade da minha e a do Noro, e aí tenho eu de argumentar
Registado
LBaixinho
Moderador
......
«
Responder #31 em:
30 Jan, 2010, 11:50:44 »
Eu nunca disse que tinha de ser uma obra literária. Foi o baixinho que falou nisso:
Onde é que eu disse isso?
Citação de: LBaixinho em 30 Jan, 2010, 09:59:32
(...) Quanto a serem obras.. a enciclopédia não é uma obra literária porquê? E o postal também não é uma obra de arte?
Um enciclopédia não é uma obra literária. Uma obra literária é tudo o que cabe na
literatura
. E uma enciclopédia é uma obra didáctica.
A enciclopédia referida é completamente imaginária, duvido que o intuito fosse didáctico..
E uma obra de arte é isso mesmo: uma obra de arte.
Logo é eligivel. O biczzz pediu obras de FC, não especificou o tipo de obra.
E ficção científica é um género de literatura que muitas vezes é adaptado para cinema ou televisão.
(...)
Visão muito limitada do que é a FC. Quer dizer que, por exemplo a saga Star Wars não é FC.. visto que primeiro apareceu no cinema e só depois em livro...
Registado
Leg Godt
LBaixinho
http://legoficina.blogs.sapo.pt
http://outromundo.miniancora.com
marcosbessa
.....
"Eu sou um animal!"
«
Responder #32 em:
30 Jan, 2010, 11:56:08 »
Citação de: LBaixinho em 30 Jan, 2010, 11:50:44
(...)
(...)
Eu nunca disse que tinha de ser uma obra literária. Foi o baixinho que falou nisso:
(...) Quanto a serem obras.. a enciclopédia não é uma obra literária porquê? E o postal também não é uma obra de arte?
(...)
(...) Visão muito limitada do que é a FC. Quer dizer que, por exemplo a saga Star Wars não é FC.. visto que primeiro apareceu no cinema e só depois em livro...
Um roteiro de cinema é uma obra literária e o seu género dita o género do filme. Por isso, mesmo que o roteiro só tenha sido transformado em livro depois do primeiro filme sair, ele existiu obrigatoriamente antes do filme ser feito!
Registado
NEW@BLOG
"Mas quando é que aquilo vai parar!?"
Noro
.....
«
Responder #33 em:
30 Jan, 2010, 12:15:26 »
Em relação a este assunto estou descansado.
"Por isso, o objectivo para esta prova é que construam um MOC baseado nestas visões do futuro que nos foram apresentadas em várias obras de ficção científica (filmes, livros, BD, etc.)."
Só tenho pena ter começado o meu MOC muito tarde e pelo baixo número de participações nesta prova. Depois de tudo que foi construído ao longo do Trivia, pensava sinceramente que iam aparecer mais MOCs.
Registado
twitter.com/0937
marcosbessa
.....
"Eu sou um animal!"
«
Responder #34 em:
30 Jan, 2010, 12:28:35 »
Bem, a discussão já vai longa e acreditem ou não, não ficarei mais feliz por ver as poucas participações nesta prova desclassificadas!
Levantei a questão porque realmente fiquei intrigado quanto à sua validade. Desde início que esta prova levantou dúvidas e as minhas foram expostas só no fim... aconteceu!
Com certeza não vai ser por mim ou pela minha opinião que os MOCs serão ou não validados, mas mesmo assim, da minha parte dou por terminada esta questão: eu tenho a minha ideia do que é uma obra literária, uma obra de ficção científica e uma obra de arte, apoiei-me em definições e conceitos disponíveis em diversas fontes de informação espalhadas pela internet, mas claro que outras opiniões e definições poderão existir.
E como o Biczzz já disse, muito provavelmente serão validadas as três entradas, pelo que desejo o mais sinceramente possível muito boa sorte aos três participantes!
São poucas as participações, mas - independente da minha opinião - são boas construções!
Citação de: Noro em 30 Jan, 2010, 12:15:26
(...) Depois de tudo que foi construído ao longo do Trivia, pensava sinceramente que iam aparecer mais MOCs.
Também esperava ver uma última prova mais concorrida!
Registado
NEW@BLOG
lumiosa
Moderador
.....
«
Responder #35 em:
30 Jan, 2010, 12:36:56 »
Sem querer entrar ainda no tema do tópico, a discussão da prova, estou a gostar bastante do rumo que a conversa está a tomar. FC e fantasia são dos meus temas preferidos de conversa e esta já tem bastante pano para mangas. Mas permitam-me meter o bedelho apenas em um ou dois pontos.
Um enciclopédia não é uma obra literária. Uma obra literária é tudo o que cabe na
literatura
. E uma enciclopédia é uma obra didáctica.
E uma obra de arte é isso mesmo: uma obra de arte.
E ficção científica é um género de literatura que muitas vezes é adaptado para cinema ou televisão.
Formei-me em Literatura. E garanto que as enciclopédias, as obras de filosofia, etc., eram estudadas enquanto formas de literatura, especialmente, mas não só, em francês e alemão. Ter a Wikipedia como fonte de todo o saber não é uma boa política, especialmente quando o próprio artigo refere a literatura artística como sendo o campo onde entra a ficção, que é onde estás a enquadrar a "literatura". OU seja, não é a ficção que é a literatura; a ficção faz parte da literatura.
A enciclopédia frisada nesta discussão não será uma enciclopédia
per se
, como tu, marcos, a estás a querer definir. A enciclopédia aqui referida é uma obra de ficção científica, ou de futurologia, se preferires, logo, afasta-se do conceito de "enciclopédia" que queres transmitir, que dizes ser "didáctica", o aglomerar de conceitos e definições, à semelhança de um dicionário, embora mais desenvolvido.
uma obra de arte é uma obra de arte. certo, concordo. mas e depois? uma obra de arte não pode ter como tema ficção científica? (a possível definição do termo "ficção científica" pode ser abordado mais à frente, já lá vamos)
E ficção científica é um género de literatura que muitas vezes é adaptado ao cinema? também o contrário é verdadeiro, embora conceda que seja menos frequente. mas não te esqueças de que ficção científica não é
só
literatura. é muitas outras coisas. a enciclopédia do Catarino é ficção científica, e os postais do Noro são ficção científica.
ora isso leva-nos à definição de FC. o que é ficção científica? não é este o lugar para tentar apresentar uma tentativa de definição de FC, mas grosso modo será tudo o que implique conceitos ou desenvolvimentos científicos que sejam plausíveis e tenham uma base sustentável à data da criação.
Quer dizer que, por exemplo a saga Star Wars não é FC.. visto que primeiro apareceu no cinema e só depois em livro...
agora pego contigo, Baixinho
Pois, a bem da verdade, e embora seja profundamente controverso, SW não é ficção científica, é fantasia com um fundo extra-terrestre.
Registado
Abçs,
Luís
http://paginasepecas.blogspot.com/
marcosbessa
.....
"Eu sou um animal!"
«
Responder #36 em:
30 Jan, 2010, 12:52:08 »
Pronto. Nada como ter o parecer de alguém entendido verdadeiramente no assunto.
Sr. Lumiosa, já esperava o seu "bedelho" há mais tempo, mas não se pronunciava.....
Eu não pesquisei apenas na wikipédia, apesar de ter indicado links para ela. No entanto, admito perfeitamente que a minha noção relativamente a estes conceitos todos não esteja completa ou totalmente correcta: não tenho a pretensão de saber tudo sobre o que quer que seja...
E eu não quis definir a enciclopédia (se realmente o é) em que o Catarino se baseou! Apenas questionei a validade do MOC por ser inspirado numa enciclopédia - que no meu entender (que provavelmente estava errado) não era uma obra literária nem uma obra de ficção científica.
E mais outra coisa: se vocês, júri, criaram uma prova em que a definição de "obra de ficção científica" se apoia sobretudo no bom censo e não numa definição exacta e clara, como era suposto estarmos totalmente esclarecidos acerca destas questões? Em qualquer pesquisa que tenha feito, nada me levou a entender que um postal poderia ser uma obra de ficção científica! E atenção que não estou a questionar mais se o é!
Ainda por cima, os exemplos dados (i.e. livros, filmes, B.D., etc.) apesar do "etc." remeteram-me muito especificamente - ainda que não intencionalmente da vossa parte talvez - para obras literárias e não de outros géneros...
Daí, que por tudo isto, tenha levantado esta discussão! Mas acho que tudo está esclarecido agora.
Registado
NEW@BLOG
LBaixinho
Moderador
......
«
Responder #37 em:
30 Jan, 2010, 13:11:27 »
Citação de: marcosbessa em 30 Jan, 2010, 11:56:08
(...)
(...)
(...)
Eu aqui só questiono porque é que a enciclopédia é ou não uma obra literária. Não digo que o MOC tem que ser baseado numa obra literária.
Citação de: marcosbessa em 30 Jan, 2010, 11:56:08
(...) Visão muito limitada do que é a FC. Quer dizer que, por exemplo a saga Star Wars não é FC.. visto que primeiro apareceu no cinema e só depois em livro...
Um roteiro de cinema é uma obra literária e o seu género dita o género do filme. Por isso, mesmo que o roteiro só tenha sido transformado em livro depois do primeiro filme sair, ele existiu obrigatoriamente antes do filme ser feito!
Ok, mau exemplo apesar de levar ao conflito do que nasceu primeiro, a ideia do roteiro ou a ideia do filme
Mas pronto.. se é assim, vamos tomar como exemplo a obra de ficção científica portuguesa que é provavelmente a mais conhecida lá fora:
http://en.wikipedia.org/wiki/10,000_Anos_Depois_Entre_Venus_E_Marte
...
Podem dizer que a FC se originou como género literário.. mas agora que se limita a isso, é de rir
Registado
Leg Godt
LBaixinho
http://legoficina.blogs.sapo.pt
http://outromundo.miniancora.com
lumiosa
Moderador
.....
«
Responder #38 em:
30 Jan, 2010, 13:27:12 »
Pronto. Nada como ter o parecer de alguém entendido verdadeiramente no assunto.
Sr. Lumiosa, já esperava o seu "bedelho" há mais tempo, mas não se pronunciava.....
Repara que o dizer que sou formado em literatura não significa que julgue ser "verdadeiramente entendido no assunto". Apenas fui obrigado (a contragosto, diga-se de passagem) a estudar enciclopédias, filosofia, política, retórica, e outros temas que, sem desprimor pela sua qualidade, não me fascinam de todo.
Já a FC e a fantasia é outro caso. E aí sim, considero-me um "estudioso" amador dos temas. Se sou entendido? Já li muita coisa sobre o tema. Não sou "entendido", para isso há um grupinho de "defensores" portugueses da FC que julga que mais ninguém sabe absolutamente nada sobre isso. Sou apenas, como vários outros membros da Comunidade, curioso e apaixonado pelo tema e isso levou-me a descobrir muita coisa que nem sequer imaginava poder existir. E agradeço ao Noro por me ter dado a conhecer estes postais e o site de onde foram retirados, pois tem muito coisa extremamente interessante sobre o tema.
Registado
Abçs,
Luís
http://paginasepecas.blogspot.com/
ups
Moderador
.....
Epa... comi demais!
«
Responder #39 em:
30 Jan, 2010, 14:20:29 »
Por acaso, fiquei mais admirado em ver que o prazo acabava numa sexta feira.
Pelo menos eu deixo sempre para a ultima e o fds são optimos para isso!
Registado
NaNeto
.....
Call to arms. Billund invasion 2010
«
Responder #40 em:
30 Jan, 2010, 16:43:39 »
Eu por acaso já tinha algo semi-feita, mas tive uma reunião, que pensava que acabava mais cedo e quando voltei a casa já tinha passado e muito a hora de apresentação.
Achei o tema para esta prova um pouco dificel, mas não era impossível. Posso dizer que, para quem gosta de ficção cientifica, como eu, desconhecia completamente estes conceitos futurista dos séc. passados. Quem pesquisasse um pouco achava um grupo de entusiastas no tema no
flirck
e
outros
por ai.
Mas como o UPS disse, se tivesse acabado no fds, já haveria mais participantes. Eu sei que tive o mês todo, mas ora bolas, sou português e deixo tudo para a ultima.
Registado
MOST WANTED PART
rupi
Moderador
.....
Nheeec...
«
Responder #41 em:
30 Jan, 2010, 21:50:41 »
Também fiquei surpreendido com pouca adesão a esta prova. Acho que o tema dava pano para mangas...
O jogo estava previsto ter a duração de um mês desde o inicio. A data desta prova estava marcada no calendário. Eu sei que não tiveram o último fim de semana para a prova,... mas tiveram os 3 fins de semana anteriores
Depois faremos o balanço, se acham que o GJ nos moldes em que está se tornou demasiado intensivo, ou há provas a mais, digam.
Registado
NaNeto
.....
Call to arms. Billund invasion 2010
«
Responder #42 em:
30 Jan, 2010, 23:26:55 »
Da minha parte foi mesmo falta de tempo ( e desleixo).
Registado
MOST WANTED PART
Páginas:
1
2
[
3
]
« anterior
seguinte »
Ir para:
Por favor seleccione um destino: