acho que se devem continuar a mostar as notas...
eu tenderia a fazer da prova um heptatlo... e neles todos participariam. O ponto negativo para mim foi ter sido eliminado muito cedo, e depois na ronda a seguir alguem que tinha sido apurado acabou por desistir e não sei quem ocuparia a vaga mas acabou por ficar um buraco.
Realmente a desistência (sem uma justificação válida) é um pouco chato para quem poderia ter passado no grupo

Num sistema de heptatlo todos participariam mais e o melhor acabaria sempre por ser aquele que fizer mais e melhores construções, mas todos os outros tem hipotese de participar e evoluir mais.
numa prova que acabou por demorar quase 2 meses, a diferença entre quem foi eliminado no inicio acaba por ser relativamente desmotivante para quem ficou de fora.
A questão de haver provas para todos é que muito provavelmente iria acontecer o que acontece com o Grande Jogo mas numa versão pior. Os melhores destacariam-se ao fim de duas provas e os restantes iriam acabar por ir desistindo. Além disso acho que não iria haver tanto o "superar-se a si próprio" num campeonato por pontos como acontece em eliminatórias.
Por isso ao fim ao cabo estamos com as duas versões. Temos o Grande Jogo em que o pessoal pode competir até ao fim, temos o LusOlympics que tem uma fase de grupos e depois passa para as eliminatórias.